sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Generos literários em redação

O que as escolas não ensinavam, fazer redação centrados em um gênero literário, bom so no Brasil né, e cobravam tal postura dos alunos...E algumas boas referências citam alguns tipos de gêneros literários, que são estilos de escrita: O épico, o lírico e o dramático aparecem em maior destaque. Em consequência deles, os sub-gêneros em verso e prosa, ficcionais e realísticos, Vidas Secas é exemplo de literatura realística, na ficcção ...

O desenvolvimento contemporâneo dos gêneros clássicos, mostra os contos, novelas, poemas épicos,novelas, crônicas, fábulos e ensaios. Onde os elementos de construção textual, são ligados à ENREDO, CONFITOS, ESPAÇO, TEMPO E CLÍMAX.

Características de Romance e outros gêneros, Romance: é um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos de carácter verossímil.


Fábula: é um texto de carácter fantástico que busca ser inverossímil (não tem nenhuma semelhança com a realidade). As personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.

Epopéia ou Épico: é uma narrativa feita em versos, num longo poema que ressalta os feitos de um herói ou as aventuras de um povo. Três belos exemplos são Os Lusíadas, de Luís de Camões, Ilíada e Odisséia, de Homero.

Novela: é um texto caracterizado por ser intermediário entre a longevidade do romance e a brevialidade do conto. O personagem se caracteriza existencialmente em poucas situações. Como exemplos de novelas, podem ser citadas as obras O alienista, de Machado de Assis, e A metamorfose, de Kafka.

Conto: é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores (conto popular). Caracteriza-se por personagens previamente retratados. Inicialmente, fazia parte da literatura oral e Boccaccio foi o primeiro a reproduzi-lo de forma escrita com a publicação de Decamerão.

Crônica: é uma narrativa informal, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial, breve, com um toque de humor e crítica.


Ensaio: é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo idéias, críticas e reflexões morais e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico.